É com  profunda tristeza que entramos em contato para externar todo nosso  descontentamento e decepção com a primeira rodada da IX Floripa Cup.
Sabemos  de todo o trabalho que envolve a organização desse evento e temos  certeza que vocês contribuem com muita dedicação para que tudo seja  perfeito, da mesma forma nos organizamos, montamos uma Associação  registrada com estatuto e CNPJ para dar suporte as nossas duas equipes  que participam da competição. Nossa dedicação também é grande, são 26  atletas registrados e para manter tudo isso temos que correr atrás de  patrocínio e de pessoas que possam nos ajudar com os custos que envolvem  toda essa estrutura, como inscrição, uniformes, lavanderia,  deslocamento, água, medicamentos, etc... Tudo isso infelizmente sujado  principalmente pela péssima arbitragem que comandou nossos jogos. 
O  time B enfrentou o Barreira num jogo muito equilibrado até a  interferência da arbitragem que influenciou sim o resultado final do  jogo, no primeiro tempo não anotou nenhuma falta do time adversário  enquanto o Só Amigos teve várias faltas marcadas e jogador punido com  cartão amarelo por reclamação, reclamação que também aconteceu do outro  lado, porém sem a punição do cartão. Quando um árbitro é ruim, é ruim  para os dois lados, mas nesse caso não foi o que aconteceu. No segundo  tempo com a presença na mesa do coordenador de arbitragem, as faltas  começaram a ser marcadas, coincidência ou não, já tínhamos um jogador  expulso com cartão vermelho e posteriormente outro também por  reclamação, e com dois jogadores a menos vimos todo um planejamento  sendo estragado por uma infeliz atuação. O mais trágico, acho que é essa  a palavra certa, é que o árbitro da partida pediu desculpas para um de  nossos jogadores ao final da partida, mas é claro que isso não vai  constar na súmula já que esta possui apenas a visão "imparcial" do  árbitro.
Peço que avaliem com severidade as arbitragens do  campeonato para que isso não manche a organização do melhor campeonato  de futebol 7 do sul e um dos melhores do país, não tenho dúvidas disso.
Com  relação a estrutura do complexo Show de Bola, tenho certeza que ela não  comporta mais a grandeza desse evento. O estacionamento é pequeno e  precário, o vestiário é pequeno e sujo, o bar não comporta a demanda de  pessoas que freqüentam o lugar. Não se pode julgar a estrutura apenas  pela qualidade do gramado, deve-se levar em consideração outros aspectos  também importantes como os citados acima.
Outra situação  muito desagradável foi com relação a parceria com a Unimed, essa  parceria foi citado no congresso técnico como grande novidade nessa  edição, mas durante um jogo no domingo pela manhã (infelizmente não sei  dizer o nome dos times), um jogador ficou desmaiado no gramado por  alguns minutos e muito tempo depois se levantou e com muita dificuldade e  caminhou para fora da quadra, isso tudo sem se avaliar a gravidade do  que ocorreu. Onde estava a Unimed nesse momento? Se nesse caso onde  ocorreu um desmaio, onde um jogo ficou muito tempo paralisado a Unimed  não apareceu, fico imaginando o que tem que acontecer para que eles  comparecem. Não sei os custos para se manter uma ambulância no local,  mas isso deve ser pensado.
Tenho certeza que esse e-mail será  importante para o crescimento desse evento, pois não queremos deixar de  participar, como falei anteriormente, do melhor torneio de Futebol Sete  da região.
Muito obrigado;
Atenciosamente;
Emmanuel Fontes
Presidente da Associação Só Amigos Futebol Clube
 
 
 
 
 
 
 
Fala galera, td bem?
ResponderExcluirSou Thiago Brasil, presidente da Fut7-SC.
Normalmente não costumo responder blog e outros meios de comunicação, a não ser e-mails encaminhados diretamente à Fut7-SC, mas em se tratando do Só Amigos, equipe pelo qual tenho grande apreço, fiz questão de entrar em contato até para manifestar a posição da Federação em relação às críticas construtivas aqui postadas.
Serei breve, pois o tempo é escasso e sei das atribuições de cada um:
* a arbitragem está melhorando, aos poucos, mas sempre será polêmica e não adianta ficarmos discutindo aqui, pela internet, uma questão tão específica, especialmente um caso ocorrido em uma partida. É claro que na Série D os árbitros não têm a mesma qualidade dos árbitros da Série A, até pela experiência, pois estão começando, etc;
* Estrutura do Show de Bola: nós sabemos da limitação do Show de Bola, mas onde é melhor? Tentamos levar pra outro lugar, mas conversando com o pessoal da Série A, no Parlatório, ninguém quis (todos preferiram continuar no Show de Bola). As "críticas construtivas" são bem vindas, mas devem vir com soluções.
* Parceria com Unimed: achei que tivesse sido claro no Congresso Técnico. A parceria consiste em atendimento médico emergencial. Ou seja, em caso de emergência, uma ambulância se deslocará até o local para atender o jogador gravemente ferido (lesão ligamentar, rotura, etc). No caso do jogador que levou uma pancada na cabeça e desmaiou, a ambulância chegou cerca de 25 minutos após o trauma. Menos que isso, é fisicamente impossível. Além disso, futebol é um esporte de contato e que mo pratica está suscetível a isso (infelizmente). Sobre o custo de manter uma ambulância no local: cerca de R$ 3 mil por dia. Se considerarmos que temos 15 dias de evento, façam as contas e vejam o tamanho da inviabilidade não apenas da Floripa Cup, mas de 99,9% dos eventos esportivos do Brasil de contar com uma ambulância.
Qualquer outra dúvida, não hesitem em nos contatar, até porque teremos o maior prazer em respondê-los, mas peço que o façam pelo moda padrão, via e-mail, para que nós possamos responder com mais facilidade.
Um abraço,
Thiago Brasil
Fut7-SC