Só Amigos Futebol & Samba / M10 Sports

terça-feira, 12 de abril de 2011

Carta de críticas construtivas ao futebol 7!

Prezados Senhores Organizadores do Floripa Cup;
É com profunda tristeza que entramos em contato para externar todo nosso descontentamento e decepção com a primeira rodada da IX Floripa Cup.
Sabemos de todo o trabalho que envolve a organização desse evento e temos certeza que vocês contribuem com muita dedicação para que tudo seja perfeito, da mesma forma nos organizamos, montamos uma Associação registrada com estatuto e CNPJ para dar suporte as nossas duas equipes que participam da competição. Nossa dedicação também é grande, são 26 atletas registrados e para manter tudo isso temos que correr atrás de patrocínio e de pessoas que possam nos ajudar com os custos que envolvem toda essa estrutura, como inscrição, uniformes, lavanderia, deslocamento, água, medicamentos, etc... Tudo isso infelizmente sujado principalmente pela péssima arbitragem que comandou nossos jogos.
O time B enfrentou o Barreira num jogo muito equilibrado até a interferência da arbitragem que influenciou sim o resultado final do jogo, no primeiro tempo não anotou nenhuma falta do time adversário enquanto o Só Amigos teve várias faltas marcadas e jogador punido com cartão amarelo por reclamação, reclamação que também aconteceu do outro lado, porém sem a punição do cartão. Quando um árbitro é ruim, é ruim para os dois lados, mas nesse caso não foi o que aconteceu. No segundo tempo com a presença na mesa do coordenador de arbitragem, as faltas começaram a ser marcadas, coincidência ou não, já tínhamos um jogador expulso com cartão vermelho e posteriormente outro também por reclamação, e com dois jogadores a menos vimos todo um planejamento sendo estragado por uma infeliz atuação. O mais trágico, acho que é essa a palavra certa, é que o árbitro da partida pediu desculpas para um de nossos jogadores ao final da partida, mas é claro que isso não vai constar na súmula já que esta possui apenas a visão "imparcial" do árbitro.
Peço que avaliem com severidade as arbitragens do campeonato para que isso não manche a organização do melhor campeonato de futebol 7 do sul e um dos melhores do país, não tenho dúvidas disso.
Com relação a estrutura do complexo Show de Bola, tenho certeza que ela não comporta mais a grandeza desse evento. O estacionamento é pequeno e precário, o vestiário é pequeno e sujo, o bar não comporta a demanda de pessoas que freqüentam o lugar. Não se pode julgar a estrutura apenas pela qualidade do gramado, deve-se levar em consideração outros aspectos também importantes como os citados acima.
Outra situação muito desagradável foi com relação a parceria com a Unimed, essa parceria foi citado no congresso técnico como grande novidade nessa edição, mas durante um jogo no domingo pela manhã (infelizmente não sei dizer o nome dos times), um jogador ficou desmaiado no gramado por alguns minutos e muito tempo depois se levantou e com muita dificuldade e caminhou para fora da quadra, isso tudo sem se avaliar a gravidade do que ocorreu. Onde estava a Unimed nesse momento? Se nesse caso onde ocorreu um desmaio, onde um jogo ficou muito tempo paralisado a Unimed não apareceu, fico imaginando o que tem que acontecer para que eles comparecem. Não sei os custos para se manter uma ambulância no local, mas isso deve ser pensado.
Tenho certeza que esse e-mail será importante para o crescimento desse evento, pois não queremos deixar de participar, como falei anteriormente, do melhor torneio de Futebol Sete da região.

Muito obrigado;

Atenciosamente;


Emmanuel Fontes
Presidente da Associação Só Amigos Futebol Clube

Um comentário:

  1. Fala galera, td bem?

    Sou Thiago Brasil, presidente da Fut7-SC.

    Normalmente não costumo responder blog e outros meios de comunicação, a não ser e-mails encaminhados diretamente à Fut7-SC, mas em se tratando do Só Amigos, equipe pelo qual tenho grande apreço, fiz questão de entrar em contato até para manifestar a posição da Federação em relação às críticas construtivas aqui postadas.

    Serei breve, pois o tempo é escasso e sei das atribuições de cada um:

    * a arbitragem está melhorando, aos poucos, mas sempre será polêmica e não adianta ficarmos discutindo aqui, pela internet, uma questão tão específica, especialmente um caso ocorrido em uma partida. É claro que na Série D os árbitros não têm a mesma qualidade dos árbitros da Série A, até pela experiência, pois estão começando, etc;

    * Estrutura do Show de Bola: nós sabemos da limitação do Show de Bola, mas onde é melhor? Tentamos levar pra outro lugar, mas conversando com o pessoal da Série A, no Parlatório, ninguém quis (todos preferiram continuar no Show de Bola). As "críticas construtivas" são bem vindas, mas devem vir com soluções.

    * Parceria com Unimed: achei que tivesse sido claro no Congresso Técnico. A parceria consiste em atendimento médico emergencial. Ou seja, em caso de emergência, uma ambulância se deslocará até o local para atender o jogador gravemente ferido (lesão ligamentar, rotura, etc). No caso do jogador que levou uma pancada na cabeça e desmaiou, a ambulância chegou cerca de 25 minutos após o trauma. Menos que isso, é fisicamente impossível. Além disso, futebol é um esporte de contato e que mo pratica está suscetível a isso (infelizmente). Sobre o custo de manter uma ambulância no local: cerca de R$ 3 mil por dia. Se considerarmos que temos 15 dias de evento, façam as contas e vejam o tamanho da inviabilidade não apenas da Floripa Cup, mas de 99,9% dos eventos esportivos do Brasil de contar com uma ambulância.

    Qualquer outra dúvida, não hesitem em nos contatar, até porque teremos o maior prazer em respondê-los, mas peço que o façam pelo moda padrão, via e-mail, para que nós possamos responder com mais facilidade.

    Um abraço,

    Thiago Brasil
    Fut7-SC

    ResponderExcluir